Organizadoras: Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis, Sheyla Maria Lemos Lima
⬇️ Clique aqui para fazer o download gratuito do livro
Em seus boletins e notas técnicas, divulgados desde o início da pandemia, o Observatório Covid-19 Fiocruz apresenta dados, informações e balanços que indicam uma série de tendências para os sistemas de saúde de todo o país. É nesse contexto que o Observatório e a Editora Fiocruz lançam o e-book Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços em saúde. Essa é a quarta publicação da série Informação para Ação na Covid-19, cujos títulos estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.
Livro finalista do Prêmio Jabuti 2023: categoria Ciências
Livro finalista do Prêmio ABEU 2023: categoria Ciências da Vida
▶️ Clique aqui para assistir o vídeo de lançamento.
Organizada por Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), a obra reúne análises, experiências e reflexões para tempos tão desafiadores.
Margareth Portela destaca que, diante dos grandes desafios que a emergência global tem causado para os sistemas de saúde, o Brasil especificamente tem um quadro em que "problemas crônicos foram exacerbados, como também problemas novos ficaram evidentes, dentro de um contexto político muito difícil". Segundo a organizadora, o volume não pretende ser exaustivo na abordagem de uma temática tão ampla, mas ele tem um caráter documental do momento. "O livro também nos leva a pensarmos em lições para experiências futuras que possamos vir a enfrentar ou mesmo aspectos que talvez precisemos ajustar na rotina dos serviços de saúde", afirma a professora.
Dividido em quatro partes, que englobam um total de 30 capítulos, o e-book é um esforço conjunto de 159 autoras e autores, pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas de saúde pública/saúde coletiva. O livro é iniciado com um panorama geral sobre o enfrentamento da Covid-19, destacando os níveis nacional e internacional. Nessa primeira parte, são abordadas questões como governança do setor Saúde e também estratégias de enfrentamento da crise gerada pelo vírus a partir de lições aprendidas de outros países, como China, Alemanha e Espanha.
Em seguida, a segunda parte é centrada na organização do cuidado e dos serviços na pandemia. São analisados fatores como logística, desabastecimento de medicamentos, vacinação, qualidade do cuidado e segurança do paciente, disponibilidade de leitos de terapia intensiva, Atenção Primária à Saúde e Atenção Básica no SUS, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, maternidades e Covid, entre outros.
Na parte três, dedicada aos profissionais da saúde que atuam no enfrentamento da Covid-19 no Brasil, o livro traça um perfil desses trabalhadores e suas condições de trabalho, além de abordar temas como medo e insegurança entre os agentes comunitários que atuam na Atenção Primária nas favelas do país, os riscos dos agentes de combate às endemias e o sofrimento mental de profissionais de UTIs e emergências no Rio de Janeiro. "Essa é uma classe [profissionais da saúde] extremamente afetada durante a pandemia, com adoecimento, estresse e também com o desafio de aprender a lidar com algo tão novo", alerta Margareth Portela.
A quarta e última parte, que relata experiências brasileiras na pandemia, foca especialmente em ações de organização de serviços na atenção primária e também em algumas experiências mais intersetoriais ao longo desse processo de enfrentamento da emergência. Nesse contexto, os capítulos debatem a atuação da Defensoria Pública na pandemia e sua luta pela priorização da assistência à saúde, a produção e a divulgação de informações pelo Proqualis (vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz), as atividades do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), a organização da rede de serviços de saúde em Florianópolis (SC), além de casos e experiências em Manguinhos e na Favela da Maré, ambos nas proximidades da Fiocruz, e no município de Niterói (RJ).
Sobre as organizadoras
A engenheira eletricista Margareth Crisóstomo Portela é mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ph.D. em Health Policy and Administration, com pós-doutorado na Medical University of South Carolina (EUA). É pesquisadora da Ensp/Fiocruz, onde é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública.
A médica Lenice Gnocchi da Costa Reis é mestra em Ciências da Saúde pela Fiocruz e doutora em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, onde é pesquisadora titular.
A médica Sheyla Maria Lemos Lima é mestra em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutora em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, onde atua como tecnologista em saúde pública.
Observatório Covid-19: Informação para Ação
A primeira publicação da série Informação para Ação na Covid-19 foi Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho, lançada no final de 2020. O segundo e-book foi Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia e o terceiro foi Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, publicados em abril e novembro de 2021, respectivamente. Todos os livros da série estão disponíveis somente em formato digital e em acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.
Além de Covid19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde, mais um livro será lançado em 2022, encerrando o conjunto de cinco obras que comporão a série.
As publicações instantâneas (instant books) têm o intuito de levar ao público conhecimentos e reflexões sobre a pandemia, combinando um esforço de análises amplas e integradas sobre temas específicos, com rapidez na produção de modo a estarem disponíveis e de modo amplo em um curto período de tempo. "Esses livros têm como objetivo reunir o conjunto de produções técnicas da Fiocruz, como relatórios, estudos e notas técnicas, em resposta à Covid-19", afirma Carlos Machado, coordenador do Observatório Covid-19.
O Observatório foi constituído logo nos primeiros meses da pandemia no Brasil, com o objetivo de reunir informações sobre os diversos aspectos epidemiológicos, demográficos, sociais e políticos da pandemia e sua expressão em grupos sociais de maior vulnerabilidade. Tem caráter multidisciplinar, visto que a pandemia deve ser entendida como um fenômeno influenciado por diversos fatores geográficos, históricos, culturais e econômicos e afeta todas essas dimensões. Em seu âmbito, estudar, analisar e emitir alertas sobre a situação e tendências da pandemia não constitui mero exercício estatístico, pois se desdobra em uma compreensão ampla sobre a sociedade brasileira e seu sistema de saúde, com especial ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
➡️ Clique aqui para mais informações sobre o Observatório Covid-19 Fiocruz.
ACESSO ABERTO | 472 páginas
Download gratuito no SciELO Livros (e-book)
Primeira edição: 2022
ISBN: 978-65-5708-123-5
eISBN: 978-65-5708-158-7
APRESENTAÇÃO
PARTE I – ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL
1. Pandemia de Covid-19: por que devemos olhar para o contexto internacional? Reflexões sobre a governança do setor Saúde
2. Governança, Coordenação e Estratégias de Enfrentamento da Crise Gerada pela Covid-19: lições aprendidas dos casos chinês, alemão e espanhol
3. Covid-19: por uma aposta radical na saúde, para o bem da sociedade
PARTE II – ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO NA PANDEMIA DE COVID-194. Logística para o Enfrentamento de Desastres e Aplicações ao Contexto da Pandemia de Covid-19
5. Desabastecimento, uma Questão de Saúde Pública Global: sobram problemas, faltam medicamentos
6. Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente: desafios e contribuições diante da pandemia de Covid-19
7. Evolução da Disponibilidade dos Leitos de Terapia Intensiva na Rede Hospitalar do Brasil para o Enfrentamento da Emergência Sanitária
8. Cenários de Regionalização para Atenção Hospitalar à Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro
9. Proposta de Matriz de Linha de Cuidado Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde
10. Organização da Atenção Primária à Saúde no SUS no Enfrentamento da Covid-19
11. Desafios da Atenção Básica no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 no SUS
12. A Assistência Hospitalar de Nível de Complexidade Intermediário na Linha de Cuidado Covid-19
13. Maternidades e Covid-19: atenção às gestantes e recém-nascidos no contexto da pandemia
14. Impacto da Covid-19 na Saúde da Criança e do Adolescente
15. Produção, Disseminação e Pronta Resposta de Amplo Acesso para Equipes de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia de Covid-19
16. Covid-19: revendo processos para uma campanha de vacinação
PARTE III – OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E A PANDEMIA DE COVID-19
17. Perfil e Condições de Trabalho dos Profissionais da Saúde em Tempos de Covid-19: a realidade brasileira
18. Insegurança e Medo na Atenção Primária: os agentes comunitários de saúde e a pandemia da Covid-19 nas favelas do Brasil
19. A Morte Contaminada: a experiência da morte por Covid-19 na perspectiva de profissionais da saúde
20. Agentes de Combate às Endemias: uma população em risco no enfrentamento da Covid-19
21. Sofrimento Mental e Trabalho na Pandemia de Covid-19: com a palavra, profissionais da saúde de UTIs e emergências no Rio de Janeiro
22. A Saúde dos Trabalhadores da Saúde: a experiência do Centro Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia
23. Violência Doméstica e Familiar na Covid-19: capacitação emergencial on-line durante a pandemia
PARTE IV – EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS NA PANDEMIA DE COVID-19
24. Atuação da Defensoria Pública na Pandemia: a luta por melhor organização e priorização da assistência à saúde
25. A Experiência do Proqualis na Produção e Divulgação de Informações para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19
26. Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro: a experiência do Cosems RJ
27. Pandemia de Covid-19: a experiência da organização da rede de serviços de saúde em Florianópolis
28. Desafios e Repercussões na Organização da Atenção Primária à Saúde no Contexto da Covid-19: o caso do CSEGSF/Teias Manguinhos
29. Papel do SUS no Retorno às Atividades Escolares Presenciais na Pandemia de Covid-19: a experiência do município de Niterói, RJ
30. Integrando Vigilância e Atenção em Saúde Durante a Pandemia de Covid-19: a experiência do Conexão Saúde na favela da Maré
Em acesso livre no SciELO Livros