autor: Rachel de Almeida Viana
O livro trata dos encontros entre o antropólogo Anthony Leeds, os jovens voluntários da agência norte-americana de cooperação técnica Peace Corps no Brasil, dentre as quais, Elizabeth Plotkin, depois Leeds, os estudantes do então recém-inaugurado Programa de Antropologia Social do Museu Nacional e os moradores das favelas do Rio de Janeiro, notadamente o Jacarezinho, na década de 1960. Com Elizabeth, posteriormente, Anthony Leeds irá escrever A Sociologia do Brasil Urbano, que se tornará um clássico da etnografia urbana brasileira. Essas convergências tiveram papel fundamental na construção dos estudos urbanos no Rio de Janeiro.
Oriundo de produção acadêmica consagrada em 2020 pelo Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, na categoria Ciências Sociais e Humanas, a obra teve como um de suas fontes principais, o acervo, hoje aberto à consulta, doado por Elizabeth Leeds ao Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (COC/Fiocruz), como notas de campo, cartas e outros documentos.
Desse acervo, Rachel Viana seleciona as fotos, bilhetes pessoais, e notas de pesquisa, que vêm reproduzidos ao fim do volume. Além das imagens, a edição inclui uma ampla bibliografia e um anexo com resumos dos trabalhos apresentados pelos voluntários do Peace Corps e por Anthony Leeds no 37º Congresso Internacional de Americanistas Mar del Plata, Argentina, 1967. Nísia Trindade, ministra da Saúde, é quem assina o prefácio da presente edição.
Sobre a autora
Rachel de Almeida Viana é bacharel e licenciada em ciências sociais, doutora em história das ciências, pesquisadora de pós-doutorado da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Primeira edição: 2023 | 384 páginas
ISBN (impresso): 978-65-5708-147-1
eISBN (digital): 978-65-5708-213-3
Sumário
Prefácio
Apresentação
1. A Construção da Reconstrução: pensamentos para escolher caminhos
2. Antropologia na e da Guerra Fria: os debates e as redes científica e institucional de Anthony Leeds na década de 1960
3. De Voluntários a Pesquisadores: os jovens do Peace Corps e a construção de uma rede de pesquisa em torno de Anthony Leeds
4. A Etnografia, suas Redes e Campos: notas sobre o encontro e a interlocução com os moradores do Jacarezinho
5. Flávio Romano: interlocutor e observador privilegiado na colaboração científica
Redes de Encontros Futuros: arquivos, ciências, lugares e interlocuções
Imagens
Fontes e Referências
Anexo
Em acesso comercial no SciELO Livros