Organizadores: Maria Helena Magalhães de Mendonça, Gustavo Corrêa Matta, Roberta Gondim, Ligia Giovanella
“A reflexão crítica sobre a trajetória e os desafios relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil torna-se densa e inspiradora de debates e propostas de intervenção quando se reúnem perspectivas diversas a respeito dos caminhos teóricos, das experiências em diferentes territórios, das práticas profissionais e dos processos de trabalho. Tal panorama permite compreender o valor desta política social para a conquista do direito universal à saúde e para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o convite que nos fazem os autores desta obra, escrita com o objetivo de atingir gestores, pesquisadores, estudantes e trabalhadores que atuam na APS. Em um contexto que exige capacidade de escuta e argumentação, o cuidado das análises se soma à preocupação com a clareza de linguagem, ou seja, com uma proposta pedagógica.
Com acerto, os autores relacionam o adensamento da APS à expansão da Estratégia Saúde da Família, apontando seu impacto na redução de desigualdades e iniquidades socioeconômicas. Neste aspecto, a abordagem intersetorial é da maior relevância, e os capítulos aqui reunidos contribuem para uma discussão mais ampla sobre políticas públicas”. (Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz)
ISBN: 978-85-7541-563-4. 2018. Il., tab. | 610p.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Introdução
PARTE I - Componentes Estratégicos para a Conformação da APS no SUS
1. Organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil e os Desafios para a Integração em Redes de Atenção
2. Financiamento da Atenção Primária à Saúde no Brasil
3. Gestão do Cuidado e Atenção Básica: controle ou defesa da vida?
4. Modelos de Gestão na Atenção Primária à Saúde: uma análise crítica sobre gestão do trabalho e produção em saúde
5. O Uso do Território na Atenção Primária à Saúde
6. Promoção da Saúde e o Desafio da Intersetorialidade na Atenção Básica
7. Atenção Primária à Saúde e Populações Vulnerabilizadas: potencialidades e contradições da atenção à saúde de pessoas em situação de rua
8. Participação Popular e Atenção Primária à Saúde no Brasil: fundamentos, desafios e caminhos de construção
9. Muito Além do Básico: as bases de dados em saúde e a Atenção Básica à Saúde no Brasil
10. Atenção Básica e Formação em Saúde
PARTE II - PROCESSO DE TRABALHO E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM APS
11. Medicina de Família e Comunidade na Atenção Primária à Saúde no Brasil: potencialidades e desafios
12. O Enfermeiro na Atenção Básica: processo de trabalho, práticas de saúde e desafios contemporâneos
13. Configurações do Trabalho dos Agentes Comunitários na Atenção Primária à Saúde: entre normas e práticas
14. Reorganização das Práticas de Saúde Bucal: desafios no âmbito da Atenção Primária à Saúde
15. Apoio Matricial na Atenção Básica e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família: das concepções e políticas aos desafios no cotidiano
PARTE III – PANORAMA DA PESQUISA EM APS NO BRASIL
16. A Pesquisa em Atenção Primária à Saúde no Brasil
17. Estudos de PCATool no Brasil
18. A Utilização do Indicador Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária no Brasil
19. Contribuições dos Estudos PMAQ-AB para Avaliação da APS no Brasil
Sobre os Organizadores:
Maria Helena Mendonça: socióloga, doutora em medicina social pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pesquisadora titular do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.
Gustavo Corrêa Matta: psicólogo, doutor em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pesquisador em saúde pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.
Roberta Gondim: psicóloga, doutora em sociologia pelo Centro de Estudos Sociais, laboratório associado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; professora e pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz.
Ligia Giovanella: médica, doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, com pós-doutorado no Institut für Mediziniche Soziologie da Universidade de Frankfurt e no Fachbereich Pflege und Gesundheit der Hochschule Dulda (Alemanha); pesquisadora titular e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.