Organizadores: Ricardo Ventura Santos, Bruno Nogueira Guimarães, Marden Barbosa de Campos e Marta Maria do Amaral Azevedo
Oitavo livro da coleção Saúde dos Povos Indígenas, Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil apresenta profundas avaliações sobre as dinâmicas populacionais indígenas. Organizada por Ricardo Ventura, Bruno Guimarães, Marden Barbosa de Campos e Marta Azevedo, a coletânea levanta contribuições que indicam que os escassos dados demográficos de décadas atrás se tornaram mais abundantes, passando a fomentar políticas públicas.
Em suas abordagens, a obra passa por pesquisas e conhecimentos multidisciplinares, que vão de questões de migração, mobilidade e dinâmica territorial até a contextualização de dados censitários e a forma como a população indígena é retratada nos censos demográficos do Brasil.
A antropóloga Marta Azevedo ressalta a importância de "buscar uma maior participação da população indígena na produção de dados e análises demográficas". Segundo ela, tão estratégico quanto continuar a fomentar a realização de uma demografia indígena é formar demógrafos indígenas no país".
O anseio expressado pela autora e organizadora aparece no último capítulo do livro, que é dividido em três partes: Perspectivas a partir do Campo, Dados Censitários em Contexto e Trajetórias, Categorias, Implicações.
Organizadores e autores
Ricardo Ventura, graduado em Ciências Biológicas, e Bruno Guimarães, cientista social, são pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade de Indiana (EUA), Ventura é também professor do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), instituição na qual Bruno Guimarães concluiu o doutorado em Antropologia Social.
Marta Azevedo é cientista social e doutora em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade de Campinas (Unicamp), onde é também docente. Marden Barbosa de Campos é economista e doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição em que é professor no Departamento de Sociologia.
Além dos quatro organizadores, a coletânea reúne mais 24 autores, pesquisadores das mais diversas instituições e campos. Entre as áreas do conhecimento estão antropologia, demografia, biologia, história, matemática, estatística, geografia, odontologia, enfermagem, nutrição, entre outras. Além de Fiocruz, UFRJ, Unicamp e UFMG, algumas das instituições em que os pesquisadores atuam incluem Universidade Federal do Amazonas, IBGE, PUC-Rio, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Alagoas, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Federal de Juiz de Fora.
Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-636-5
264 páginas
Apresentação
Parte I - Perspectivas a partir do Campo
1. O Censo Visto da Aldeia: lendo dados demográficos com base na etnografia Apanjekra
2. Dinâmica Territorial e Mobilidade Espacial entre os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul
3. Migração do Povo Indígena Sateré-Mawé em Dois Contextos Urbanos na Amazônia
4. A Política de Transferência de Renda Condicionada e os Povos Indígenas no Brasil
Parte II - Dados Censitários em Contexto
5. Indígenas em Belo Horizonte: o uso dos dados de setores censitários para estudos intraurbanos
6. Declaração de Idade em Indígenas e Não Indígenas no Censo Demográfico de 2010
7. Parturição em Mulheres Indígenas e Não Indígenas do Brasil: o número de filhos relatados depende de quem responde às perguntas do censo nacional?
8. "Você Se Considera Indígena?": características da população residente em terras indígenas investigadas pelo Censo Demográfico de 2010
Parte III - Trajetórias, Categorias, Implicações
9. "Convívio e Contaminação": uma análise sócio-histórica sobre epidemias, demografia e povos indígenas na obra de Darcy Ribeiro
10. Indígenas e Pesquisa Demográfica: sugestões ao debate sobre religião e indígenas no contexto do censo brasileiro
11. Os Indígenas nos Censos Demográficos: entrevista com João Pacheco de Oliveira
12. Memórias Acadêmico-Afetivas sobre a Demografia dos Povos Indígenas no Brasil: entrevista com Marta Maria do Amaral Azevedo
Em acesso aberto no SciELO Livros