Autor: Carlos dos Santos Silva
O médico pediatra Carlos dos Santos Silva, pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, reflete sobre modelos, processos e estratégias para enfrentar os desafios da organização dos programas de saúde na escola.
Em um momento desafiador e crucial da história da educação no Brasil, o livro analisa propostas inovadoras de reaproximação entre os setores Educação e Saúde. De forma sintética, mas aprofundada e rica em referências, a obra e convida seus leitores a acompanharem o desenvolvimento histórico da saúde escolar no Brasil, os modelos de programa e a trajetória do Programa Saúde na Escola (PSE) no Rio de Janeiro, de 2000 a 2009, período em que o pesquisador esteve à frente do Programa no município.
Como parte da coleção Fazer Saúde, o título pretende contribuir para a qualificação de profissionais, pesquisadores e gestores de saúde e de educação, estimulando os conhecimentos científicos e a avaliação crítica das práticas de desenvolvimento de um programa de saúde na escola.
Para Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e professor titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), o autor “destaca a importância da ação de saúde abrangente e intersetorial, que mira não apenas o escolar, mas a família e a comunidade em que vive, em toda sua complexidade, e da construção compartilhada pelos profissionais da saúde e da educação dos programas a serem desenvolvidos simultaneamente na escola e na unidade de saúde.
Primeira edição: 2019
ISBN: 978-85-7541-626-6
170 páginas
Apresentação
1. Conceitos e estruturas da saúde e da educação e a elaboração de programas de saúde na escola
2. Desenvolvimento histórico da saúde na escola: marcos conceituais
3. Programa Saúde na Escola no município do Rio de Janeiro: percorrendo uma trajetória no período de 2000 a 2009
4. Reflexões gerais e lições aprendidas na análise da trajetória do PSE municipal
Considerações finais
Referências
Leituras complementares