Autores: Marcelo Simão de Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho, Inesita Soares de Araujo
Valorizar os jogos como uma prática humana e social passível de ser integrada às práticas de saúde é a principal proposta do livro. Com esse objetivo, os autores privilegiam a análise do papel e das potencialidades dos jogos digitais reconhecendo sua ampla disseminação nas sociedades contemporâneas e, em particular, na sociedade brasileira. Trata-se de uma construção original, em que são evitadas prescrições normativas e oferecidas ao leitor diferentes experiências de criação e contextos de uso de jogos. Ao discutir jogos aplicados à saúde, parte substantiva da obra, evita-se restringi-los à categoria de jogos educativos ou vê-los como simples instrumento de divulgação científica. Em poucas palavras, advoga-se o potencial criativo e o quanto os jogos podem favorecer a participação social, com base em perspectiva plural e multidirecional de comunicação. (Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz)
ISBN: 978-85-7541-561-0. 2018. | 134p.
Sumário:
Apresentação
1. Um Mundo que joga
Jogos digitais | Novas mídias e jogos | A popularização dos jogos | Gamificação e a ludificação da cultura: o jogo invade a vida
2. Entendendo os jogos
O que é um jogo? | E o que são jogos digitais, jogos eletrônicos, videogames, games e cia? | Histórico dos jogos digitais | Para além do entretenimento | Jogos para a saúde
3. Jogos como terapia
Jogos na reabilitação | Jogo no cuidado em saúde
4. Jogos na educação e na saúde
Jogos nas escolas | Jogos no ensino em saúde | Jogos como treinamento em saúde
5. Jogos para a sociedade
Jogos como comunicação | Jogos como participação social | Jogos como espaço social de interlocução em saúde
6. Para seguir em frente
Jogos aplicados à saúde | Serious gaming | Aprendendo a criar jogos
Referências
Leituras complementares
Glossário
Sobre os autores:
Flávia Garcia de Carvalho: graduada em artes visuais e especializada em informação e comunicação em saúde. Integrante do Polo de Jogos e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz)
Inesita Soares de Araujo: comunicóloga, doutora em comunicação e cultura, com pós-doutorado em estudos sociais. Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolve suas atividades no Laboratório de Comunicação e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), ambos do Icict/Fiocruz
Marcelo Simão de Vasconcellos: graduado em desenho industrial e doutor em ciências. Na Fundação Oswaldo Cruz, programador visual e professor do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGICS) e integrante do Polo de Jogos e Saúde, ambos do Icict/Fiocruz. Professor na Universidade Estácio de Sá, chair do Workshop de Jogos e Saúde do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Sbgames) e diretor da Acta Ludica: International Journal of Game Studies.
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