Autores: Gideon Borges dos Santos, Virgínia Alonso Hortale, Rafael Arouca
Analisar a identidade do mestrado profissional, especialmente no campo da saúde pública: este foi o desafio assumido pelos autores. Um desafio porque, segundo os pesquisadores, a identidade desses cursos ainda carece de precisão e, consequentemente, de legitimidade. A formação no mestrado profissional tem um compromisso com a experiência proveniente do mundo do trabalho. É necessária uma estrutura curricular diferenciada, que articule o ensino à aplicação profissional. Na prática, porém, essa integração e a inovação ainda encontram uma série de obstáculos. Com o objetivo de construir novos entendimentos acerca das singularidades e características do mestrado profissional em saúde pública, os autores dividiram o livro em seis capítulos. No primeiro, traçam um panorama internacional da formação em saúde pública em nível de mestrado. Em seguida, analisam o marco legal referente à formulação e à implementação do mestrado profissional no Brasil. Depois, apresentam a oferta desses cursos no campo da saúde pública no país. O quarto capítulo é dedicado ao sistema de avaliação da pós-graduação brasileira. O quinto traz uma reflexão sobre o modelo de formação, enquanto o sexto, para finalizar, pensa o mestrado profissional como uma instância escolar de socialização.
ISBN: 978-85-7541-415-6. 2012. tab. | 104 páginas
Sumário:
Apresentação
1) A Experiência Internacional de Formação em Saúde Pública em Nível de Mestrado
2) A Pós-Graduação Brasileira e o Mestrado Profissional
3) Panorama do Mestrado Profissional em Saúde Pública no Brasil
4) Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu: limites e potencialidades para o mestrado profissional
5) Preenchendo Vazios: o mestrado profissional e seu projeto de formação humana
6) Mestrado Profissional: uma instância de socialização escolar
Considerações Finais
Referências
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